Quinta-feira, 29 de junho

Acabei de pintar minhas unhas de vermelho enquanto tomava licor e assistia Borderline. Inclusive, esse post é para falar desse filme.

 

A narrativa conta a história de Kiki, uma canadense que, sem dúvida, possui o transtorno de personalidade borderline (TPB), apesar do diagnóstico não ser explicitamente mencionado em nenhum momento.

Infelizmente, foi o filme “Garota, Interrompida” que ficou famoso por retratar a vida de uma mulher com TPB – Susanna, interpretada por Winona Ryder. Não me levem a mal, este filme é excelente… mas Susanna definitivamente não fecha os critérios para o diagnóstico de transtorno de personalidade borderline. Enquanto isso, o filme Borderline – Além dos limites é perfeito ao retratar este quadro.

Aqui vai uma citação do filme, no original em francês (afinal, tudo fica mais bonito em francês…!):

“Je suis borderline. J’ai un problème de limites. Je ne fais pas de différence entre l’extérieur et l’intérieur. C’est à cause de ma peau qui est à l’envers. C’est à cause de mes nerfs qui sont à fleur de peau. Tout le monde peut voir à l’intérieur de moi, j’ai l’impression. Je suis transparente. D’ailleurs, tellement transparente qu’il faut que je crie pour qu’on me voie.”

 

Alguém pediu a tradução? Não precisa falar duas vezes.

“Eu sou borderline. Eu tenho um problema com limites. Eu não consigo diferenciar o exterior do interior. É por causa da minha pele, que é invertida. É por causa dos meus nervos, que são à flor da pele. Tudo mundo pode ver o meu interior, eu tenho essa impressão. Eu sou transparente. Às vezes, tão transparente que preciso gritar para que me vejam.”

 

Assistam. Eu prometo que vocês não vão se arrepender.

 

Aqui está o link para o filme no catálogo IMDb:

http://m.imdb.com/title/tt1048147/

Leave a Reply

